01 - Apresentação
Olá,
leitor(a)!
Meu nome é Maria Clara, nascida na cidade mineira de Araguari, localizada mais especificamente no Triângulo Mineiro. É uma cidade relativamente pequena, com aproximadamente 120 mil habitantes, e reconhecida pela produção de cafés premiados e pelas cachoeiras que enchem os olhos e a alma. Por todos os transeuntes, é considerado um lugar acolhedor, de gente afetuosa e aberta. Em tempos mais antigos, era um polo logístico para o interior e para a capital do país, atravessada por ferrovias e estradas importantes. Hoje, um pouco estagnada no seu crescimento, continua a contar sua história com um centro charmoso, patrimônios conservados e uma vida coletiva interessante.
Saída do interior para Belo Horizonte, optei pela UFMG buscando oportunidades nas áreas acadêmica e profissional – me encontro, contudo, ainda em processo de adaptação com a loucura da capital. Moro próximo à Escola de Arquitetura, no Bairro Funcionários, local privilegiado na cidade. Tenho 25 anos, e a arquitetura é minha
segunda graduação. Na realidade, é um velho novo sonho que inicio, agora, após me
formar em direito pela Universidade Federal de Uberlândia.
Minha relação com a arquitetura teve início ainda no colégio, mas ganhou corpo e sentido mais recentemente quando me voltei para uma análise crítica do urbanismo e da concretização dos direitos à moradia e à cidade. Hoje, me inspiro na ideia de que a vida e as relações humanas acontecem – pelo menos quase – sempre em espaços projetados, sejam eles públicos ou privados. Por isso, considero a atividade do arquiteto tão bonita e importante, senão fundamental, porquanto o profissional deve pensar os locais onde os indivíduos se expressam, existem e vivem.
Comments
Post a Comment